quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Resumo da Audiência da Educação na ALERJ sobre Filosofia e Sociologia no Ensino do Estado.

Na manhã desta quarta-feira dia 14 de novembro aconteceu mais uma audiência pública da comissão de educação do Rio de Janeiro. O tema do encontro foi "a carga horária das disciplinas filosofia e sociologia na grade curricular dos colégios do Estado". Estiveram presentes diversos parlamentares, representantes de associações de professores de sociologia e de sociólogos, dezenas de professores da rede Estadual das duas disciplinas em questão, além de professores universitários e de outras redes envolvidos com o debate. O SEPE também esteve presente através de representantes de algumas de suas regionais (incluindo a regional 2) e da direção do SEPE central.
Representantes dos professores de sociologia abriram a sessão apresentando a reivindicação dos professores da rede pela retomada da carga horária perdida desde o início deste ano. As duas disciplinas perderam um tempo na grade curricular em 2012, o que ocasionou diversos problemas para os docentes e prejuízos a formação crítica dos estudantes.
Com a diminuição do tempo de aula das disciplinas. Os trabalhadores da educação encontraram muita dificuldade para completar sua carga horária de trabalho. O que acarretou situações absurdas tal como professores terem de trabalhar em mais de 3 colégios diferentes em apenas uma matrícula, além é claro do prejuízo pedagógico. Já que com o tempo tão reduzido é insuficiente para o pleno exercício do ensino de qualquer disciplina. Em turmas superlotadas, as vezes com mais de 50 alunos, um tempo de aula muitas vezes mau dá para fazer as chamadas. Estes mesmos professores se sobrecarregam devido ao número excessivo de turmas. Que podem chegar até 12 turmas por matrícula. Um pesadelo para qualquer docente que já se afoga em burocracias crescentes criadas pela Secretaria de educação tais como o lançamento de notas online, aplicação de SAERJ. 
Diante as criticas o representante do governo subsecretário Antônio Neto não fez mais que reafirmar as decisões anteriores do governo Estadual. Afirmando que a educação do Rio esta no caminho certo e comemora os resultados das últimas avaliações nacionais. Focada no reforço das disciplinas matemática e português e que devido a isso "inevitavelmente" prejudicaria alguma outra.
Mais uma vez a secretaria de educação reafirmou sua orientação tecnicista de desvalorização de disciplinas que não são alvo de avaliações externas orientadas pela cartilha do Banco mundial para educação.
Assim como o Sepe os parlamentares Paulo Ramos e Marcelo Freixo criticaram a política empresarial e mercantil do Estado para educação, reafirmando a importância das duas disciplinas para a formação crítica dos estudantes,  e apontando que cabe ao Estado ampliar o tempo das indisciplinas do Ensino médio ao invés de diminuí-la. 
A sessão finalizou-se com uma "promessa" por parte do governo rediscussão da grade curricular para 2014 e a divulgação da manutenção da grade curricular reduzida para as duas disciplinas para 2013. o que desagradou todos os presentes.

Um comentário:

  1. Obrigado pelo resumo, pois o que saiu na imprensa acho que foi muito pouco. Saiu nota também no site da ALERJ.
    Só tá faltando uma filmagem... rs
    Tomei a liberdade de repostar no blog do acampagreve.

    ResponderExcluir