sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Notícias do SEPE

Rede estadual fará protesto e Ceia da Miséria na SEPLAG no dia 5 de dezembro
Os profissionais da rede estadual farão um ato de protesto no dia 5 de dezembro na SEPLAG (Rua Erasmo Braga, 118 - Centro), a partir das 14h. Neste dia, durante o ato, a o Sepe vai organizar a já tradicional "Ceia da Miséria" para denunciar as condições a que são submetidos os profissionais e demais servidores públicos estaduais. O Sepe convoca a categoria para o ato e a ceia para que possamos mostrar ao governador Sérgio Cabral e ao Secretário Risolia que a rede estadual está mobilizada e pronta para lutar contra a política meritocrática da SEEDUC e contra os ataques do governo do estado à Educação Estadual.

Atenção: Orientação do Sepe para os professores da rede estadual sobre o início do trabalho dos avaliadores
A direção do Sepe, tendo em vista o inicio do trabalho dos supervisores que o projeto SEEDUC/Banco Mundial vai implementar primeiramente em 100 escolas da rede estadual, orienta os professores destas unidades para que procedam da seguinte maneira:
- em primeiro lugar, nós, os professores, somos os "Regentes de Turma". Ou seja, os profissionais são a autoridade máxima em sala de aula.
- também não existe qualquer documento oficial que tenha instituído a obrigatoriedade da presença desses "supervisores" nas salas de aula.
- nesse sentido, nenhum professor poderá ser obrigado a aceitar qualquer interferência desses avaliadores em sua sala de aula.
- o Jurídico do Sepe está dando tratamento e acompanhamento a essa questão
.

Sepe realizará Encontro Estadual dos Funcionários da Educação nos dias 28 e 29 de novembro
Nos dias 28 e 29 de novembro, a Secretaria de Funcionários Administrativos do Sepe realiza o Encontro Estadual de Funcionários, com o tema: Funcionários de Escola – 25 anos de Unificação e Resistência na Educação. Durante o encontro os funcionários farão um balanço das lutas e das estratégias para a valorização da categoria. O evento será realizado no Hotel Bucksy, em Nova Friburgo. Maiores informações sobre inscrições e como participar podem ser obtidas pelo telefone (21) 2195-0450.

Rede estadual promoverá Conselho Deliberativo ampliado no dia 24 de novembro
O Sepe realizará um Conselho Deliberativo Ampliado da rede estadual, no dia 24 de novembro. No encontro, os profissionais das escolas estaduais irão discutir os últimos ataques do governo estadual contra a categoria, além de debater a reorganização da luta para o ano de 2013, já que o Orçamento estadual não prevê qualquer reajuste para a educação no ano que vem. O Conselho será realizado no auditório do Sepe (Rua Evaristo da Veiga 55 – 79º andar), a partir das 10h.

SME cancelou audiência com o Sepe do dia 14 de novembro
A secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, cancelou a audiência que seria realizada com a direção do Sepe, no dia 14 de novembro. A secretária alegou problemas na agenda e o calendário desta semana, com feriados e pontos facultativos, mas não apontou outra data para um novo encontro. O Sepe avalia que o cancelamento, na verdade, se deu por causa da revolta que o projeto de reestruturação e as ameaças de remoção dos profissionais dos seus locais de origem tem causado nas escolas
.

Acordo Coletivo Especial (ACE): Sepe vai participar da mobilização contra mais um ataque aos direitos dos trabalhadores
A direção do Sepe aprovou a participação do sindicato no ato contra o Acordo Coletivo Especial (ACE), no próximo dia 28 de novembro, em Brasília. Para tanto, enviaremos uma comissão, que representará os profissionais de educação no ato público que será realizado no auditório Petrônio Portela, no Senado.
O ACE é uma proposta apresentada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, com o aval da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e se caracteriza como um ataque à legislação trabalhista em vigor. Sob o argumento de que existem especificidades em cada empresa, a proposta sugere que aquilo que for negociado prevaleça sobre a legislação. Ou seja, as negociações individuais, empresa por empresa passariam a valer mais que o previsto em lei e os acordos coletivos poderão desrespeitar as leis trabalhistas. Temos que nos mobilizar para impedir que este grave ataque aos direitos dos trabalhadores siga adiante.
Portanto, os núcleos e regionais do Sepe RJ também devem se mobilizar para esclarecer a categoria sobre o perigo da aprovação do ACE e, caso seja possível, enviar representantes para a atividade do dia 28 de novembro, no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília, a partir das 9h. O Sepe já assinou um documento preparado por dezenas de entidades do movimento civil, se colocando contra o acordo. Veja o teor do documento pelo link abaixo:http://www.seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=3530

Nenhum comentário:

Postar um comentário